Unidade especializada em queimaduras do HRSAJ amplia equipe e protocolos para atender aumento de casos durante o período junino
Referência para a região desde 2011, a UTQ do HRSAJ oferece atendimento especializado e humanizado com uma equipe multiprofissional composta por cirurgiões plásticos, médicos clínicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. A unidade conta com 21 leitos exclusivos, sala de curativos, balneoterapia, brinquedoteca e equipamentos de ponta.
Como parte das ações de educação continuada e qualificação da assistência, o HRSAJ realizou recentemente o IV Simpósio de Tratamento de Queimados do Recôncavo Baiano. O evento reuniu profissionais de saúde, estudantes e especialistas da área para debater técnicas inovadoras, protocolos clínicos e desafios do cuidado integral ao paciente queimado.
“O simpósio promoveu uma rica troca de experiências entre profissionais da rede e grandes nomes da cirurgia plástica. É um momento estratégico, especialmente com a aproximação das festas juninas, quando historicamente há aumento na demanda por esse tipo de atendimento”, ressaltou o coordenador da UTQ, Joir Oliveira.
Cuidados
De acordo com o Ministério da Saúde, as queimaduras podem ser causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos e atingem desde a superfície da pele até estruturas mais profundas, como músculos e ossos. Elas são classificadas em graus e exigem avaliação profissional, especialmente quando envolvem crianças, idosos ou áreas sensíveis do corpo.
Em caso de acidente com fogueiras, fogos ou contato com chamas, é essencial lavar a área afetada com água corrente e limpa, sem utilizar pomadas, gelo ou qualquer substância caseira. A região deve ser coberta com um pano limpo ou gaze; não é indicado estourar eventuais bolhas. A recomendação é procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo para avaliação adequada e início rápido do tratamento.
0 Comentários