Representante da SPM, diz que a 5ª Conferência Territorial do Vale do Jiquiriçá levanta propostas transformadoras para as mulheres

Esse momento coletivo marca uma etapa estratégica na elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

foto: reprodução CRIATIVAONLINE

A quinta edição da Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres no Vale do Jiquiriçá que aconteceu no Colégio Santa Bernadette em Amargosa, reuniu mulheres de diferentes municípios com um propósito claro, debater políticas públicas capazes de responder às suas necessidades reais. Esse momento coletivo marca uma etapa estratégica na elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

Propostas e Desafios Levantados

Durante o encontro, foram elencadas demandas essenciais para fortalecer a proteção, autonomia e participação plena das mulheres:

  • Casa da Mulher Baiana: um espaço especializado para atendimento integrado a mulheres em situação de violência, inspirado no modelo da Casa da Mulher Brasileira que reúne serviços jurídicos, psicossociais e de aperfeiçoamento econômico.
  • Delegacia territorial especializada: instalação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) no território, ainda inexistente, para atuar diretamente na prevenção e no combate à violência de gênero.
  • Autonomia financeira: fortalecimento de iniciativas produtivas e cooperativas lideradas por mulheres, como as já existentes no território que promovem economia solidária e agroindústria familiar.
  • Promoção de exposições: visibilidade de produtos, saberes e culturas femininas por meio de ações como feiras, rodas de conversa e eventos territoriais estratégias que conectam mulheres e comunidades.

Educação, Mobilização e Planejamento Coletivo

Thaís Fazzio, advogada e coordenadora de Controle Interno da SPM, destacou:

“Esse aqui é um momento extremamente importante para pensarmos a política territorial voltada às mulheres. Entendermos os desafios, o que precisa ser melhorado. Estamos saindo daqui com propostas. E o que fica é justamente um momento de provocação, de disputa social, para que a gente construa um plano estadual de política para as mulheres com escuta territorial qualificada aqui das mulheres do Vale do Jiquiriçá.”

Essa fala de Thaís Fazzio reflete a urgência de construir políticas públicas participativas, capazes de legitimar os anseios femininos em âmbito estadual uma busca que ecoa na convocatória da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, marcada para 27 a 29 de agosto de 2025, em Salvador.

Contexto Oficial e Relevância Territorial

  • Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), coordena as etapas municipais e territoriais incluindo a realizada em Amargosa para a elaboração de propostas que subsidiarão o plano estadual.
  • Governança regional fortalecida: no contexto agrário, iniciativas como a Coopeipe destacam o protagonismo feminino com geração de renda e autonomia.

Postar um comentário

0 Comentários

Notícias

R$ 2,97 bilhões. Investimento no Estaleiro de São Roque deve gerar 6,7 mil empregos no Recôncavo Baiano