Reunião para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico em Santo Antônio de Jesus será realizada nesta quarta-feira




A proposta do Grupo de Trabalho (GT) é inserir os trabalhadores que dependiam da indústria de fogos de artifício em outros mercados de trabalho




Uma reunião importante será realizada nesta quarta-feira (29) em Santo Antônio de Jesus, com o objetivo de avançar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a região, em cumprimento à sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre o trágico acidente ocorrido na Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus, em 11 de dezembro de 1998. O desastre, que vitimou 64 trabalhadores, ainda reverbera na memória da cidade, e a iniciativa busca promover justiça e alternativas de desenvolvimento econômico sustentável para a região.

O encontro será realizado das 9h às 12h30, no Teatro Dr. Rômulo Almeida, localizado no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Clóvis Ezequiel dos Santos. Durante a reunião, representantes dos Governos Estadual, Federal e Municipal, além de membros de diversas entidades, irão apresentar propostas e discutir ações concretas para o cumprimento do Ponto Resolutivo nº 18 da sentença, que trata da reintegração de trabalhadores que atuavam na fabricação de fogos de artifício e a promoção de alternativas econômicas sustentáveis para a região afetada.

A proposta do Grupo de Trabalho (GT) é inserir os trabalhadores que dependiam da indústria de fogos de artifício em outros mercados de trabalho e buscar formas de fomento à diversificação econômica local. O objetivo é garantir a inclusão social e promover a geração de empregos, além de reduzir a dependência da produção de fogos de artifício, uma atividade que, além de arriscada, não é mais viável devido aos riscos envolvidos.

A reunião contará com a presença de importantes autoridades, como o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, o secretário da SEPLAN, representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, além do prefeito de Santo Antônio de Jesus e secretários municipais. A iniciativa é considerada um marco de transparência e diálogo social, reunindo as partes envolvidas no processo, incluindo os familiares das vítimas e representantes das comunidades locais.

Segundo o Instituto 11 de Dezembro, que representa as vítimas e seus familiares, o evento reforça o compromisso com a justiça social, a promoção dos direitos humanos e o desenvolvimento sustentável do município. “Esse encontro é um passo importante para que, finalmente, a cidade de Santo Antônio de Jesus encontre um caminho de recuperação e, mais importante, de prevenção para que tragédias como a de 1998 não se repitam”, afirmou um dos representantes do instituto.

A reunião também é vista como uma oportunidade para fortalecer os laços entre os diferentes níveis de governo e a comunidade local, além de garantir que as promessas de reparação social sejam cumpridas de maneira justa e eficaz. A iniciativa tem como principal foco transformar a dor da tragédia em uma oportunidade de transformação positiva para a cidade e seus habitantes.


Postar um comentário

0 Comentários

Notícias

Empresários, advogados e servidores de cartórios são presos por grilagem de terras em Feira de Santana