Publicidade

Publicidade

Polícia Militar desativa fábrica clandestina de espadas em Cruz das Almas

 


Operação da 27ª CIPM apreendeu 78 artefatos explosivos e materiais de fabricação usados na prática ilegal durante os festejos juninos






A Polícia Militar da Bahia, por meio da 27ª Companhia Independente (CIPM), desarticulou nesta terça-feira (10) uma fábrica clandestina de espadas no município de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. Segundo informações do site Forte na Notícia, a  ação foi motivada por uma denúncia anônima, que levou os agentes a um imóvel onde os artefatos explosivos eram produzidos artesanalmente.

Durante a operação, os policiais apreenderam 78 espadas, além de diversos materiais utilizados na fabricação dos artefatos, tradicionalmente associados aos festejos juninos da cidade. Ninguém foi preso na ação. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca identificar os responsáveis pela atividade ilegal.

A prática conhecida como “guerra de espadas”, embora considerada uma tradição cultural em Cruz das Almas durante o São João, é proibida. A fabricação, comercialização e uso dos artefatos são vetados pela Lei Federal nº 10.826/2003, que trata do controle de armas e explosivos, e pela Lei Municipal nº 2.191/2011, que reforça a proibição no âmbito do município.

Em nota, a 27ª CIPM informou que seguirá reforçando as fiscalizações e o combate a atividades irregulares durante o mês de junho, período em que esse tipo de ocorrência costuma aumentar com a aproximação das festas juninas.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Cruz das Almas, onde será periciado e incorporado ao inquérito policial que apura a fabricação clandestina.

Postar um comentário

0 Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus convida a todos para Hasteamento da Bandeira e Desfile Cívico em alusão ao 7 de Setembro