Operação especial de saúde também realizou mais de 40 mil testes rápidos para ISTs em 13 municípios baianos
![]() |
foto:reprodução |
Além dos acidentes com fogos e líquidos quentes, a Sesab também reforçou a atuação preventiva com a oferta de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, mais de 40 mil exames foram realizados em 13 municípios: Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
Dos exames realizados, 457 apresentaram resultado positivo: 27 para HIV, 9 para Hepatite B, 16 para Hepatite C e 405 para Sífilis. Entre os diagnosticados com sífilis, 134 iniciaram tratamento imediato nos próprios estandes montados pela Sesab, que disponibilizam medicamentos no local.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, esteve no posto de testagem em Amargosa neste domingo (22) e destacou que a operação São João 2025 representa uma ampliação significativa em relação ao ano anterior. “A saúde pública deve ser presença concreta nos territórios, principalmente onde há grandes aglomerações e celebrações populares. Esse esforço preventivo e assistencial salva vidas, reduz riscos e fortalece o SUS na ponta”, afirmou.
0 Comentários