O ex-prefeito de Castro Alves e superintendente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Thiancle Araújo, anunciou nesta segunda-feira (09) a implantação de uma Central Virtual de Flagrante em Santo Antônio de Jesus. Segundo ele, a central vai permitir que flagrantes sejam registrados remotamente quando o delegado titular da cidade não estiver disponível, sem a necessidade de deslocamento de viaturas para Santo Antônio de Jesus. Em entrevista ao Blog do Valente, Thiancle detalhou a proposta que vem sendo articulada com o delegado Fábio e com o delegado-geral André Viana, veja abaixo:
![]() |
foto: assessoria de Thiancle Araújo |
“Hoje tenho uma pauta especial na Polícia Civil com o doutor Fábio, para tratar sobre a central virtual de flagrante, uma ideia que a gente desenvolveu semana passada com o doutor Fábio delegado, com o doutor André Viana, delegado geral, que a ideia é montar uma central de flagrante virtual aqui em Santo Antônio de Jesus para que os municípios da região não precisem se deslocar até Santo Antônio para registrar o flagrante quando o delegado titular não estiver na delegacia”, afirmou.
De acordo com Thiancle, o objetivo é usar a tecnologia para otimizar o trabalho dos policiais, especialmente nos fins de semana, quando a ausência de delegados nas cidades do interior costuma forçar o envio de viaturas a longas distâncias, deixando postos descobertos.
“Isso ocorre especialmente nos sinais de semana e esse deslocamento, além de colocar os policiais em risco, às vezes de madrugada, gera também a ausência de policiais na ponta, disputando, brigando contra os problemas de violência. Então a ideia é utilizar a tecnologia para que isso possa ser utilizado para que toda a região possa melhorar o serviço de combate à violência”, explicou.
A expectativa, segundo o ex-prefeito, é que a iniciativa reduza filas, evite desgaste das equipes e amplie a presença das viaturas nas ruas. Thiancle explicou que a Central Virtual de Flagrantes vai fazer a lavratura sem precisar a viatura se deslocar. A lavratura é um documento que tem como objetivo descrever detalhadamente a situação, as circunstâncias em que ocorreu, os fatos, as provas e os depoimentos das testemunhas.
“Por exemplo, Castro Alves tem uma ocorrência lá, por mais simples que seja, e precisa registrar o flagrante. Precisa a viatura sair de Castro Alves, se deslocar até Santo Antônio de Jesus e esperar aqui para ela lavar o flagrante. Isso gera um deslocamento, muitas vezes o policial sai do horário de escala dele. Então a ideia agora é que não precisa esse deslocamento. A delegacia de Castro Alves tendo o apoio, de forma virtual, o delegado em Santo Antônio de Jesus possa fazer a lavratura do flagrante. Ou, até se Santo Antônio de Jesus tiver sobrecarregado, poder utilizar uma central regional maior, que se chama Sem Flag, para fazer esses flagrantes virtuais”.
Durante a visita à capital do Recôncavo, o superintendente da UPB também participou de um café da manhã com lideranças políticas.
0 Comentários