Exemplo de superação! Rafael Sousa, de 25 anos, morador de Nova Itarana no Vale do Jiquiriçá, provou que a força de vontade pode transformar destinos
![]() |
Foto: Reprodução TV Sudoeste |
Desafiando todos os diagnósticos, Rafael Sousa, de 25 anos, transformou sua história em um poderoso exemplo de superação ao lançar a biografia O Diário de Rafael. Morador de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia, ele nasceu com paralisia cerebral e, ainda na infância, ouviu que jamais seria capaz de aprender a ler — previsão que fez questão de provar equivocada.
![]() |
Foto: Reprodução TV Sudoeste |
Segundo a mãe do jovem, Rosângela Sousa, a previsão de que ele não aprenderia a ler surgiu após uma série de testes e exames que confirmaram o diagnóstico. A paralisia cerebral é causada por lesões ou alterações no cérebro que ocorrem durante o desenvolvimento, geralmente antes do nascimento.
“Quando ele nasceu, ele tinha paralisia cerebral e eu não sabia. Comecei a levar para os médicos e eles não me diziam nada. Até que o levei para um hospital de Salvador, e fiquei 10 anos ainda levando, para ver a evolução. Mas chegou um dia que os médicos falaram: ‘Mãe, ele vai depender muito de você na vida'”, afirmou, em entrevista à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região.
0 Comentários