Baiano de Nova Itarana com paralisia cerebral lança biografia após médicos afirmarem que ele não conseguiria ler

 

Exemplo de superação! Rafael Sousa, de 25 anos, morador de Nova Itarana no Vale do Jiquiriçá, provou que a força de vontade pode transformar destinos


Foto: Reprodução TV Sudoeste


Contra todos os prognósticos médicos, o jovem baiano Rafael Sousa, de 25 anos, provou que a força de vontade pode transformar destinos. Diagnosticado com paralisia cerebral e desacreditado quanto à possibilidade de aprender a ler, ele acaba de lançar O Diário de Rafael, um emocionante relato de sua trajetória de superação, escrito na pequena cidade de Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá.

Desafiando todos os diagnósticos, Rafael Sousa, de 25 anos, transformou sua história em um poderoso exemplo de superação ao lançar a biografia O Diário de Rafael. Morador de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia, ele nasceu com paralisia cerebral e, ainda na infância, ouviu que jamais seria capaz de aprender a ler — previsão que fez questão de provar equivocada.

Foto: Reprodução TV Sudoeste

Segundo a mãe do jovem, Rosângela Sousa, a previsão de que ele não aprenderia a ler surgiu após uma série de testes e exames que confirmaram o diagnóstico. A paralisia cerebral é causada por lesões ou alterações no cérebro que ocorrem durante o desenvolvimento, geralmente antes do nascimento.

“Quando ele nasceu, ele tinha paralisia cerebral e eu não sabia. Comecei a levar para os médicos e eles não me diziam nada. Até que o levei para um hospital de Salvador, e fiquei 10 anos ainda levando, para ver a evolução. Mas chegou um dia que os médicos falaram: ‘Mãe, ele vai depender muito de você na vida'”, afirmou, em entrevista à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região.

Postar um comentário

0 Comentários

Notícias

R$ 2,97 bilhões. Investimento no Estaleiro de São Roque deve gerar 6,7 mil empregos no Recôncavo Baiano