Evento reuniu agricultores, cooperativas, universidades e lideranças locais para debater políticas públicas voltadas ao campo.
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor doutor Aurélio Carvalho, do IFBAIANO – campus Santa Inês, que destacou o conceito de “bem viver” na agricultura familiar. A proposta valoriza a harmonia com a natureza, a cultura local, a autonomia das comunidades, a segurança alimentar e a qualidade de vida das famílias rurais.
Durante a conferência, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Francelle Ferretti, enfatizou a relevância do espaço de construção coletiva. “É essencial ouvir quem vive no campo e pensar juntos políticas públicas que atendam à realidade de homens e mulheres rurais. Esses encontros fortalecem a agricultura familiar e promovem o desenvolvimento sustentável de forma participativa”, afirmou.
O agricultor Wilson Lomanto também destacou a importância da participação direta dos produtores. “Sendo participativo, a gente tem conhecimento das políticas públicas que vão defender o que o homem do campo precisa. Tenho prazer de estar aqui hoje, como agricultor, construir junto com outros parceiros um plano ideal para as nossas necessidades”, disse.
O evento contou ainda com a presença do prefeito Getúlio Sampaio, do presidente da Câmara de Vereadores, Renato da Katyara, da professora doutora Kiki Givigi (UFRB), representando o Mestrado de Educação do Campo, além de Neilma Costa, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amargosa.


0 Comentários