Serviço será voltado exclusivamente para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas a partir de 60 anos
![]() |
| foto: ASCOM/SAEB |
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai realizar, neste sábado (8), um mutirão exclusivo para idosos a partir de 60 anos em Santo Antônio de Jesus (SAJ) e outras cidades baianas. A ação, que integra a 1ª edição do Projeto Cidadão 60+, terá como foco a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Ao todo, 49 municípios participam do atendimento, incluindo 15 unidades em Salvador e região metropolitana, 20 postos no interior do estado e 27 Pontos SAC. Os atendimentos ocorrerão apenas no turno da manhã.
Na maioria das unidades fixas, será necessário agendamento prévio pelos números (71) 4020-5353 (para ligações de celular) ou 0800 071 5353 (para telefones fixos). O serviço é gratuito para a emissão da primeira via do documento.
Para solicitar a CIN, o idoso deve apresentar a certidão de nascimento ou casamento original, conforme estado civil. Se o documento estiver plastificado, é necessário levar também uma cópia. A nova identidade tem o CPF como número único de registro, o que facilita a integração de dados.
O documento permite acrescentar informações importantes, como condições de saúde (Transtorno do Espectro Autista, deficiências auditiva, visual, física ou intelectual), além de dados opcionais como tipo sanguíneo, fator RH e autorização para doação de órgãos.
A CIN também conta com versão digital, disponível no aplicativo Gov.br cerca de três dias após a emissão. Todas as carteiras possuem QR Code para verificação de autenticidade, e a validade varia conforme a idade do titular.


0 Comentários